Morro de São Paulo – Bahia



Podemos dizer que esta maravilhosa ilha é um pedacinho do paraíso na terra… águas azuis remetem ao mar do Caribe… Morro de São Paulo é de todas as tribos, se você busca festa e diversão este é o lugar certo…mas, se você deseja descansar e curtir o sol, também escolheu um excelente destino.

Morro de São Paulo situa-se na Ilha de Tinharé, município de Cairu, estado da Bahia, região conhecida como Costa do Dendê, e possui suas raízes históricas no Brasil Colônia. Atualmente suas prais são frequentadas por turistas de todo o Brasil e de outros países.

Martim Afonso de Sousa desembarcou nesta ilha em 1531 e a batizou com o nome de Tynharéa. Devido à sua localização geográfica privilegiada, foi cenário de inúmeros ataques de esquadras francesas e holandesas, verdadeira zona franca de corsários e piratarias durante o período colonial.

Sob a jurisdição da capitania de São Jorge dos Ilhéus, Jorge de Figueiredo Correa recebeu a propriedade de D.João III, e designou Francisco Romero para a colonização das terras. Os constantes ataques dos índios aymorés e tupiniquins à população continental da região favoreceram a rápida povoação das ilhas, e em 1535 nascia no norte da ilha a vila Morro de São Paulo.

Morro de São Paulo protegia a chamada “barra falsa da Baía de Todos os Santos”,entrada estratégica para o Canal de Itaparica até o Forte de Santo Antônio (atual Farol da Barra) e o canal de Tinharé era essencial no escoamento da produção dos principais centros para o abastecimento da capital, Salvador. A importância geográfica da ilha durante o período colonial justifica a riqueza de monumentos históricos, hoje protegidos pelo Patrimônio Histórico Nacional.

Pertinho de Salvador, há apenas 30 milhas náuticas (60 km) ou 276 quilômetros via terrestre, está localizado Morro de São Paulo. Este paraíso localizado na Costa do Dendê no Baixo Sul da Bahia abriga uma natureza exuberante com águas claras e calmas, vastos coqueirais e belíssimas praias cercadas de uma reserva de Mata Atlântica preservada. Hoje sua paisagem singular atrai turistas do mundo todo, mas no passado Morro de São Paulo atraía piratas e corsários a procura de refúgio, pois era ponto estratégico dentro da Baía de Todos os Santos. Os antigos moradores acreditam inclusive, que nesta época em que Morro de São Paulo sofria invasões estrangeiras como a dos holandeses, a padroeira do povoado, Nossa Senhora da Luz, teria feito um milagre impedindo que os corsários invadissem o vilarejo e saqueassem a igreja rica em ouro neste período.


Morro de São Paulo possui diversas histórias, lendas e mistérios que encantam e apaixonam aqueles que por aqui passam. Todos estes encantos estão distribuídos entre os pontos turísticos, praias, ruas e vilarejos. É o destino mais concorrido da Costa do Dendê e tem admiradores de sua beleza em todas as partes do mundo. Na ilha programação é o que não faltará para você se divertir. As praias mais conhecidas e visitadas são chamadas por ordem numérica: Primeira, Segunda, Terceira, Quarta e Quinta Praia. Ainda há as tranquilas praias do Porto de Cima, da Ponta da Pedra e a Prainha do Forte. São praias para todos os gostos e sonhos. Praias de águas tranquilas, de acessos fáceis, com infra-estrutura ou ainda algumas semi-desertas. Viajar até Morro de São Paulo requer no mínimo cinco dias, para desfrutar e conhecer todos suas atrações. São muitas as opções de atividades direcionadas a todos os públicos. Se você procura contato direto com a natureza, através de belas praias das mais variadas características, visitar antigos monumentos históricos, curtir esportes junto a paisagens deslumbrantes, tudo com muita paz e tranqüilidade seja bem-vindo a Morro de São Paulo.  Este lugar, chamado por muitas pessoas de paraíso, oferece ao visitante a chance de usufruir todas as belezas naturais do local. Desde pequenas caminhadas pela beira das praias, passeios pelo arquipélago conhecendo os outros povoados como Boipeba, Galeão e Garapuá; visitação aos monumentos como a Fonte Grande, Fortaleza de Tapirandu ou Igreja Nossa Senhora da Luz ou caminhadas ecológicas junto a Mata Atlântica.


Mas se você não tiver vontade de fazer nada, de ficar deitado numa espreguiçadeira junto da praia, relaxe. Seu desejo aqui será uma ordem e não faltará quem o satisfaça, pois em todas as praias existem barracas e quiosques que servem deliciosos petiscos acompanhados de uma bebida bem gelada. Sem falar dos prazeres gastronômicos que você encontrará em Morro de São Paulo. Aproveite para conhecer a culinária local servida nos restaurantes que ficam espalhados pelas praias e Vila (parte central) e provar todas as delícias típicas da Bahia como as variadas moquecas, caldos, bobó de camarão, sarapatel e caruru.
Uma boa oportunidade para você conversar com os moradores. Você se encantará com os costumes locais. Tudo isto e muito mais você encontrará visitando esta bela ilha. São muitas as possibilidades de lazer em Morro de São Paulo. Basta você estar a fim de conhecer todas elas e aproveitar cada instante de sua viagem.